Teologia da Prosperidade


parabolasAntes de entrar propriamente no assunto deste artigo quero adiantar que sou reformado, creio em todas as doutrinas da graça e sou determinista bíblico, não por "escolha pessoal", mas porque as Escrituras afirmam essas verdades categoricamente.
Quero me abster, porém, de fazer a prova do alegado, uma vez que o assunto aqui será outro, relativo a algumas passagens bíblicas que sempre causaram em mim algumas dúvidas com relação ao seu significado recôndito.
Colocarei os versos bíblicos logo abaixo, para em seguida tecer as considerações pertinentes:

"Ele lhes respondeu: a vós outros vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se e haja perdão para eles" (Marcos 4:11-12). Negritos nossos.

"Por isso lhes falo por parábolas, porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem entendem. De sorte que neles se cumprem as profecias de Isaías: 'Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" (Mateus 13:13-15). Negritos nossos.

Não resta qualquer dúvida que as passagens bíblicas citadas em epígrafe remetem diretamente à eleição e predestinação, reforçando ainda mais as referidas doutrinas, uma vez que Deus elege uns para a salvação e outros para a perdição (Romanos 9:11-23, 8:29-30; Fl 2:13; João 6:44 e 65...), segundo a Sua vontade e beneplácitos soberanos. Assim é que compreendo pela análise dos textos citados e de tantos outros não alinhavados.

Mas o que me intriga de fato é exatamente a parte em negrito: "para que não venham a converter-se e haja perdão para eles. Ou: "para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados". São palavras de Jesus explicando aos discípulos porque falava em parábolas (neste caso, do semeador).

O que me deixa sobremodo intrigado é o conhecimento de que tanto a fé como a graça são dons divinos e de modo algum o homem pode tê-los divorciados da vontade de Deus (Efésios 2:8-9), então por que essa condicionante presente no texto bíblico; qual a necessidade do estratagema consistente no uso das parábolas? Se todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23), sabendo que após a queda "não há um justo, um justo sequer, e não há quem busque a Deus" (Romanos 3:10-12), por que Jesus necessitava valer-se das parábolas a fim de "endurecer os não eleitos"?

A única saída que vejo para esta encruzilhada semântica é que Jesus usa um exemplo de fácil compreensão aos discípulos para lhes mostrar que há "aqueles que devem crer, os quais compreenderão as parábolas, e aqueles que 'não devem crer' , e estes continuarão na ignorância, consequentemente não tendo fé, requisito necessário à salvação. E tal entendimento, a meu ver, deve ser compreendido sob as luzes de Atos 13:48:
"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (negritos nossos).
A bem da verdade Deus não necessitaria "endurecer" o coração do homem para impedi-lo de crer, bastaria deixá-lo por seus próprios meios e não haveria um único salvo, um único redimido. Por isso entendo que "endurecer" é mesmo sinônimo de "não eleger", segundo a ótica de Romanos 11:7-10:


"Que diremos pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, como está escrito: "Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço de armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas."

Bem, esta é uma pequena reflexão íntima (não pesquisei qualquer fonte que não seja a Bíblia).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...