Quando os meus olhos estão fechados

Texto: Lucas 24.13-16.

O texto mostra uma situação vivida por dois discípulos que caminhavam desesperançados conversando, questionando até, quem sabe, o fato de alguém em quem depositaram tanta confiança estar morto; três dias atrás eles haviam presenciado sua dolorosa morte na cruz do Calvário e agora sofriam tanto!
Enquanto conversam, Jesus aparece e começa a caminhar com eles, conversa com eles, mas a Bíblia no verso 16 do cap. 24 de Lucas que "seus olhos estavam como que fechados, para que O não conhecessem."

Olhos fechados! Quantas pessoas por aí sofrendo por estarem com os olhos fechados, e não reconhecerem Jesus no meio da estrada da vida! Será que eu e você estamos assim também?
Vamos ver se a gente descobre? Vejamos então algumas características de alguém assim:

Quando meus olhos estão fechados,

Eu passo a valorizar coisas ao invés de pessoas (I Coríntios 3.19/Tiago 4.1-3).

No texto da Primeira carta aos Coríntios 3.19, o apóstolo Paulo fala que a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus! Ter cultura aqui na terra é bom, mas não é o essencial. As pessoas no mundo de hoje são valorizadas pelo que tem e não pelo que são. Será que você e eu não estamos agindo da mesma maneira? Valorizando coisas? Esta é uma atitude de alguém que tem seus olhos fechados para Jesus! O texto da carta de Tiago 4.3 é uma espécie de "puxão de orelha" nos materialistas e carnais: " Pedís, e não recebeis, porque pedís mal, para o gastardes em vossos deleites". Característica de quem anda com os olhos fechados para Jesus, pois não percebe que um ser humano vale mais que qualquer bem material! Que triste realidade! Deus, abra nossos olhos! Queremos ver Jesus, sentir Sua presença, olhar para as pessoas com Seus olhos!

Outra característica de quem está com os olhos fechados é que

Quando meus olhos estão fechados,

2. Eu passo a achar que todos estão errados, a menos que concordem comigo (Tiago 4.11,12).

Tiago fala neste texto sobre o relacionamento entre o irmãos na igreja! Quando o que eu penso não pode ser questionado por ninguém, eu começo a julgar meu irmão, falar mal dele pois o mesmo não pensa e nem age como eu! Embora façamos parte da mesma comunidade, eu não admito que alguém me contrarie e aí começo a falar mal de todos! Conviver com o diferente e amá-lo está além das minhas forças! Será que eu estou agindo assim? Como vou ajudar alguém a sair da lama se me isolo dela por não pensar como eu? Será mesmo que só eu estou certa?

Só Deus e Sua Palavra não são questionáveis! Eu e você somos e as pessoas tem o direito de discordar da gente! Leia Lucas 6.31.

Deus, abra nossos olhos espirituais! Queremos ver tua face!

Como estão nossos olhos?

Vejamos mais uma característica de alguém que tem seus olhos fechados.

Quando meus olhos estão fechados,

3. Eu passo a ver apenas o lado ruim das coisas (Lucas 24.21).

Sim, pode ter certeza de que o pessimismo é uma marca de quem está com os olhos fechados! Alguém que não consegue perceber a presença de Deus cuidando dele, controlando a situação, que acha que tudo está ruim, nada presta, a vida é uma droga, só pode estar mesmo com os olhos fechados!

Assim como aqueles discípulos, muitos hoje estão vivendo assim; não percebem a presença de Jesus convidando-os a conhecerem a Verdadeira Vida! Estão sempre olhando para o lugar errado! Olhos espirituais fechados! Como estão os teus? Deixe que Jesus abra teus olhos, antes que seja tarde demais! É o que desejo, de coração.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...