OS DOIS ENCONTROS

INTRODUÇÃO:
Durante todo o seu ministério, O Senhor Jesus relacionou-se com diferentes tipos de pessoas. Ele curou cegos, coxos, endemoninhados, leprosos, conversou com prostitutas, ladrões e cobradores de impostos, e encontrou-se também com pessoas de prestígio de sua época, como os fariseus, reis e governadores. Nem todos os estes encontros foram bem-sucedidos, não porque Jesus não quisesse, mas porque alguns daqueles não o reconheceram como Senhor de suas vidas.
Mas dois destes encontros de Jesus me chamaram a atenção para esta mensagem. O primeiro com um homem rico e bastante religioso, o outro co0m um cobrador de impostos desonesto chamado Zaqueu.
Passemos então a analisar juntos estas duas histórias, procurando tirar delas algumas lições para nossas vidas.

1 – O Jovem Rico (Lc. 18: 18 – 23)
Quando lemos a história deste homem, logo percebemos algumas coisas sobre ele:
a) Era um homem interessado na vida eterna(v.18): “...que farei para herdar a vida eterna?”;
b) Era um homem equivocado quanto a vida eterna: sua pergunta revela no verso 18 indica que para ele a salvação era conseguida de forma meritória “...que farei”. A Bíblia, no entanto, nos mostra claramente que a salvação não vem através de méritos pessoais ou de boas obras.
“Pois pela graça sois salvos mediante a fé, isso não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie” (Ef. 2: 2 e 9)
c) Era um homem bastante religioso e cumpridor de boa parte da Lei.(vs.20 e 21). “Replicou-lhe: tudo isso tenho observado desde a minha juventude”



Este homem, tem então um encontro com Jesus, uma oportunidade de receber as respostas para suas dúvidas e anseios, a oportunidade de saber como herdar o Reino dos céus de ter a vida eterna, e de sair daquele encontro maravilhoso feliz.
No entanto, o verso 23 nos mostra que aquele homem riquíssimo e tão religioso voltou para casa triste, e isso por que mesmo sabendo que lhe faltava algo, não foi capaz de fazer a única coisa que lhe cabia para herdar o Reino do céus, Jesus lhe disse:”...uma coisa ainda te falta:vende tudo o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me.”
O que Jesus exigiu daquele homem para que fosse salvo, é exatamente o que se exige de qualquer outro, que renuncie a si próprio e siga a Ele:”Dizia a todos:Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.”(Lc.9:23 e 24). O homem rico precisava reconhecer que nem sua religião e muito menos sua riqueza eram capazes ou suficientes para lhe dar a vida eterna que tanto desejava. A riqueza e a religião do jovem rico o afastavam de Deus, era portanto necessário que ele abandonasse tudo e confiasse somente no Senhor.
Talvez você esteja numa situação parecida coma deste homem. O que você precisa renunciar para seguir a Cristo? Qual será a riqueza que está te distanciando de Deus? Em que você realmente tem confiado? Onde está o teu tesouro? Onde está o teu coração?
Talvez esta riqueza que você precisa renunciar mas ainda não o fez, seja sai religião, talvez uma pessoa, uma relacionamento que não tem te feito bem, o medo do que as pessoas vão falar, um vício.
O certo é que você não pode sair daqui esta noite triste como o jovem rico. Ele teve sua grande oportunidade, esteve tão perto da salvação, mas não foi capaz de deixar tudo e seguir a Jesus. Se hoje você o Senhor falando ao teu coração:”RENUNCIA A TUDO, DEPOIS VEM E SEGUE-ME”, não endureça seu coração, atenda a este convite do salvador.

Ilustração:





2 –Zaqueu (Lc.19: 1 – 10)

Ao contrário do homem rico, Zaqueu não era bem visto na comunidade onde vivia, isso por que era, cobrador de impostos, trabalhava para o império romano e como não bastasse era desonesto e cobrava mais do que deveria, assim acumulou riquezas. Ao ver Jesus, entrando em Jericó, subiu numa árvore para tentar vê-lo Jesus vai à sua casa, há então um intervalo na narrativa e no verso 8 Zaqueu levanta-se dizendo: “...Senhor, resolvo dar aos pobres metade dos meus bens;e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
Veja que a atitude de Zaqueu, foi exatamente oposta a do jovem rico, ele ao encontrar-se com Jesus, ele mesmo sem que o texto revele ter sido persuadido por Jesus, como foi o moço rico, resolveu renunciar, tudo quanto tinha para seguir Jesus.
O final da história de Zaqueu também foi diferente, ele pode ouvir da boca do Senhor: “ ...Hoje, houve salvação nesta casa, por que este também é filho de Abraão.
Aquele que deseja receber a salvação, deve aprender com Zaqueu:
1 – ele se esforçou para ver Jesus;
2 – ele não teve medo ou vergonha do que as outras pessoas iriam falar;
3 – ele enfrentou as críticas, quando Jesus resolveu e comer em sua casa;
4 – ele se dispões a renunciar aquilo que mantinha afastado de Deus para tornar-se um discípulo de Jesus.
Faça hoje mesmo o que Zaqueu fez e receba a salvação que só Jesus pode dar. “Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
Ilustração:



CONCLUSÃO:
Hoje o Senhor está te dando uma oportunidade de ter um encontro com Ele. O bom resultado deste encontro, no entanto, depende de você de sua atitude diante do convite de Jesus para que você renuncie aquilo que te distancia dEle e O siga, recebendo assim gratuitamente a salvação.
Que atitude você tomará? Não faça com o moço rico que voltou para casa triste, e sim como Zaqueu, que sentiu a alegria da salvação por dizer sim a Jesus.
Não saia daqui sem Cristo, receba-o agora como seu Salvador e Senhor. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...