Macaco Evoluído ou Homem Caído?


Base Bíblica: Gênesis 2:4-7


        Introdução

Imagine-se pintando um quadro. Você passa dias pintando, deixa de fazer várias coisas por causa disso e, no final de tudo, alguém diz que ele é o autor da pintura. Como você iria se sentir? A questão da Criação é mais ou menos essa coisa. Deus é o Criador de tudo; o homem vem e diz que não. Como será que Deus se sente com isso?

Esse  problema surgiu no século 19  quando o inglês Charles Darwin apresentou ao mundo científico a sua teoria da evolução das espécies. Dentre as inúmeras pesquisas realizadas por Darwin, o homem seria uma evolução da espécie dos macacos. As alterações corrigidas segundo ele, aconteceram em virtude de certas necessidades impostas por fatores externos que, somados a necessidade de sobrevivência, fizeram com que o macaco fosse evoluído até chegar ao homem moderno. Prece brincadeira mais essa teoria, embora não seja comprovada, adquire adeptos por quase dois séculos! Em contrapartida, a Bíblia nos diz algo bem diferente.

Hoje, Fala-se mais sobre a teoria do Big-Bang (uma explosão atômica teria dado) origem as galáxias, onde energia - na verdade microondas - teria feitos seres microscópicos se desenvouverem0 do que sobre o dawismo, que, para muitos, já é considerado superado, pelo menos do aspecto do homem ter evoluído do macaco. É bom reconhecer que o trabalho de Darwin não se restringiu a isso, e sua contribuição a Biologia é inestimável.
              
                              I-O homem Evoluiu do Macaco?
              
      A teoria Darwinista declara que o homem está em plena acessão. O homem vem evoluindo a séculos e, ao que tudo indica, ainda está evoluindo. O avanço da ciência e da Tecnologia é a prova disso.

A Palavra de Deus diz que o homem tem dentro de si um câncer que está matando e que faz cada vez mais cada vez menos com o projeto inicial de Deus (Sl 38:3; Tg 1: 14-15; Tt 3:3; Rm 1:19-90). O pecado é como uma doença que tornou o ser humano cada vez mais violento, Individualista e sofisticado na crueldade. A sua determinação em fazer o bem parece esta sempre ligada a algum interese pessoal. A história prova isso.

 Está o ser humano em ascensão (evolução) ou em decadência (por causa do pecado)? Estaria ele em evolução física e intelectual, e em decadência espiritual? Onde está a razão? Na teoria de Darwin ou a Palavra de Deus?

I. A lei do mais forte?
Darwin declara ter descoberto um tipo de  natural de seleção, onde o mais forte sobrevive e o mais fraco é extinto, dentro de sua espécie.

A Palavra de Deus revela que Deus criou o Homem e o colocou em um contexto social, onde deveria administrar a convivência de todos (Gn1). Há uma interdependência das espécies e não uma competição entre elas. Não podemos esquecer de a cadeia alimentar! Antes do pecado, tínhamos essa vida em comunidade, mas, após o pecado, não são todos os animais que podem conviver em harmonia. No Reino de Deus o homem é um administrador, a natureza é obra de Deus.

2. E o macaco, de onde veio?
Darwin entendeu que essa evolução é automática devido aos componentes que estavam presentes desde a formação da Terra. Com milhões de anos de evolução esses componentes se agruparam para formar espécies que começaram a evoluir. Mas por que ainda temos macacos na Terra? Devemos observar que dentre os primatas houve sim, evolução. A Natureza mostra várias espécies com traços similares impressionantes, embora não haja nenhuma forma de identificar uma evolução direta. O fato de que o macaco pareça fisicamente com o homem não significa que seja um antepassado deste. A Palavra de Deus nos diz claramente que o homem foi criado por Deus. (Gn 2), assim como o macaco e todas as outras criaturas da natureza.


           II-há como conciliar Darwin e a Bíblia?
  
     Darwin, na sua longa viaje de pesquisa, não considerou o criador de tudo o que viu, onde surgiu à estrela que deu origem ao Big-bang? Ele não buscou em Deus o significado de cada detalhe da natureza, que obedece aos ciclos de clima, estações e as leis de tempo e espaço. Deus determinou tudo isso (Gn 1:14; At 14:17; Dn 2:21; Jr8:7). Por isso, as criaturas podem sofrer modificações mediante a exposição de determinados climas, ou deixar de existir por causa de uma catástrofe. Tudo isso pode ser verdade, mas Deus permanece sendo o forte e o Criador de todas as coisas.

                III-A Bíblia, Deus e a Criação do Homem. 
Na Bíblia estão registradas passagens que mostram Deus criando o homem e toda a natureza; não apenas criando, controlando e sustentado tudo o que criou. Vejamos algumas dessas passagens:
1. A mais dramática e clara declaração da ação de Deus antes da civilização (Gn 1-3)
O homem é criado por Deus, recebe uma incumbência básica de cuidar a natureza e falha, rejeitando o plano inicial de Deus.
2. A mais terrível constatação do homem (Jó 38-42)
Deus é quem sustenta todos os animais do campo, mantém todas as estrelas e não deve justificativa dos seus atos a ninguém. Ele é Senhor.

3. A mais temível descoberta (dn 5)
Deus não é apenas o deus daqueles que creem NELE, tampouco está preso em uma situação geográfica. Ele segura em suas mãos a vida de todas as pessoas. Reis, grandes líderes, artistas, filósofos, homens comum, todos estão a mercê de Deus que determina os anos da vida de cada um.
4. A mais seleta revelação (Mt 11:25)
Jesus nos mostra que Deus não se preocupa em revelar Seus segredos aos grandes sábios da Terra. Ao contrário, o conhecimento de todas as coisas profundas como essa é revelada a pessoas simples, humildes, pequenas, como você e eu.

                                   Conclusão
 Deus não está se preocupando se alguém O rejeita como Criador do Universo. Ele continuará sendo o Criador do universo e você continuara sendo o pintor do seu quadro. O problema não esta com Ele, mas conosco. O ser humano prefere outras vias para explicar sua origem e a das  galáxias (evolução, Big-bang), em vez de acertar a poderosa mão de Deus agindo com perfeição na criação, determinação e manutenção da vida.
A escolha é sua: você prefere crer que é um macaco evoluído ou um ser humano criado a imagem e semelhança de Deus, porem caído, e que é alvo da bondade e amor do seu Criador?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...