Velocidade dos Objetos

 
Um bom corredor consegue percorrer cerca de 1,5 km em 3 min e 50 s. Isso dá uma velocidade de cerca de 23 km/h. Já uma pessoa caminhando normalmente dá um passo e meio a cada segundo, o que significa uma velocidade de cerca de 5,5 km/h.
Será que os outros animais são mais rápidos que o ser humano? O caracol tem uma velocidade extremamente baixa, atingindo apenas 5 m/h. Já a tartaruga, também com fama de lenta, não consegue mais que 50 m/h, o suficiente para o caracol ver a tartaruga passar “como um foguete”.
As moscas não conseguem acompanhar um bom corredor, pois voam à velocidade de 18 km/h. Um cavalo em passos suaves, locomove-se a 7 km/h, não muito mais rápido que um pedestre. Já uma cavalaria em carreira atinge 30 km/h. As lebres, conhecidas como grandes corredoras, chegam a 65 km/h, enquanto as águias voam a 85 km/h. Os felinos correm com muita rapidez atrás de sua presa; alguns chegam a 110 km/h.
O ser humano construiu máquinas que atingem velocidades maiores do que qualquer animal. Os carros de competição, como os de Fórmula 1, ultrapassam os 300 km/h. Alguns carros, feitos para correr em linha reta sobre a areia, podem atingir 800 km/h. Os aviões comerciais viajam a 900 km/h, enquanto que alguns aviões militares chegam a aproximadamente 2 000 km/h, ultrapassando a velocidade do som.
As naves espaciais são colocadas no espaço por enormes foguetes que podem atingir atualmente a velocidade de 60 mil km/h. Espera-se para as próximas décadas que, com o uso de combustíveis nucleares, essa velocidade suba para 120 mil km/h.
Enquanto essa velocidade não é alcançada, e bom lembrar que a Terra gira ao redor do Sol a uma velocidade de 108 mil km/h (30km/s) e, junto com ela, vamos todos nós.
Trabalhando a leitura
01à De acordo com o texto, a que velocidade uma pessoa normalmente caminha?
02à Quanto tempo um avião comercial leva para percorrer 3 600 km?
03à Ainda segundo o texto, que distância, aproximadamente uma nave espacial percorre em um dia?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...