Não despeças de mãos vazias




Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã.Levítico 19:13


Cá estava eu com meus botões,de repente surgiu em minha mente a frase''não despeças de mãos vazias''..e junto dela a imagem e o sentimento de uma pessoa que vai embora cabisbaixo,depois de se frustrar com a negativa de alguém que poderia ajudá-lo,mas não o fez.Alguém aí já se sentiu assim?Você vai conversar com uma pessoa envergonhado e tímido,aquela é sua ultima esperança,aquela é a única pessoa que pode te ajudar,mas se nega a fazer isto e te despede'' de mãos vazias''.
  Deus conhece o que se passa por dentro do coração de  quem sofre isto,ou de alguém que bate e bate a porta,mas a pessoa que esta do lado de dentro se recusa a atender.É uma sensação de humilhação inexplicável.
  Deus se importa tanto,que nos tempos bíblicos deu uma ordem em Israel,que jamais deveria despedir um jornaleiro de mãos vazias.
  O sentido jornaleiro aqui não é o mesmo dos nossos tempos,a saber,distribuir jornais..mas sim vem da palavra ''jornada'',mais precisamente ''jornada de trabalho''.
   Um jornaleiro,seria hoje um diarista,alguém que não tem contrato firme para a pessoa para a qual trabalha, trabalha por dia e precisa receber todos os dias o seu ganho para viver.Em Israel era considerado pecado fazer a pessoa trabalhar o dia todo e depois mandar ela ir embora e voltar outro dia para receber.
     Vemos isto acontecer ainda hoje,tanto no sentido literal,como no sentido figurado.Quantas vezes se pode matar a esperança de alguém de receber algo que você pode,mas não quer dar no momento em que elas precisa?O desespero do pedinte,esta ali,estampado no brilho dos olhos,no embargar da voz,na cabeça baixa,nas mãos que se retorcem...mas num insano ataque de maldade e egoísmo,mesmo vendo isto,seu ajudador lhe nega ,retém,segura a bênção por um tempo.
Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.Provérbios 3:28
     Talvez este jornaleiro,esteja com as panelas vazias e os filhos famintos em casa,talvez esteja com a conta de luz cortada,talvez esteja com um cobrador na sua cola lhe ofendendo...
     Talvez,tudo o que aquele que lhe pede ajuda precisa,é de seus ouvidos,uma resposta de um email pedindo um conselho,uma oração,um abraço!
     Deus quer que aprendamos a não desprezar o sofrimento do outro,a enxergar que sua realidade é diferente da nossa e que podemos ser,deixando de lhe estender as mãos,a maior decepção desta pessoa...
     Esta palavra me faz reflectir..o Senhor me mostrará qual é aquele que tem vindo a mim e eu tenho despedido de mãos vazias...mostrará a você também,quem é o teu jornaleiro.

Se tu deixares de livrar os que estão sendo levados para a morte, e aos que estão sendo levados para a matança;
Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura não o considerará aquele que pondera os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? Não dará ele ao homem conforme a sua obra?Provérbios 24:11-12

*Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor tu sabes quão perversos e egoístas conseguimos ser muitas vezes,nos ajude a vigiar,a ninguém oprimir,a não negar justiça  ou ajuda a quem necessita,não fingir que não percebemos o sofrimento alheio.Em teu Nome Jesus,amém!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...