Porque falhamos?

Quantas vezes nos sentimos frustrados pelo fato de  querer obedecer a Deus, mas, quando menos esperamos, cometemos um deslize e pecamos contra Ele? na mesma hora passa em nossa mente um dilema de Paulo, quando disse: "porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço"( Rm 7:19). Esse era também o dilema de Davi que mesmo sendo "um homem segundo um coração de Deus", por algumas vezes errou, e consequentimente, desagradou a Deus com atitudes e acões.
Nesta lição, analizaremos o deslize de Davi - o episódio de seu pecado com bete-seba- onde levam as falhas que levaram a pecar.
Na hora errada: "No tempo em que os reis contumavam sair para a guerra" (2 Sm 11:1)
na epóca os reis tinham costume a frente de seus soldados para combater seus inimigos. Esses foi um dos motivos pelo qual a monarquia foi exigida pelo povo, como lemos em Sm 8: 19-20: "Porem o povo não atendeu a voz de Samuel, e disse: Não! Mas teremos um Rei sobre nós . Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governarnos, sair diante de nós e fazer nossas guerras." O rei, para o povo, não deveria ser somente um estratégista, que ficasse atraz de um mesa enquanto iam para a guerra. O povo esperavá um líder que fosse a frente, dando por exemplo e motivação, alcançar a vitória. Aquela não era a hora de Dabi tirar férias. Era hora de ir a batalha!
O grande erro de Davi foi não remir o tempo (aproveitá-lo bem), sabendo em que os dias em que viam eram maus ( Ef 5:16)

Davi: No lugar errado
"porém Davi ficou em Jerusálem... e andava passeando no terraço." (2 Sm 11:1-2)

Comos e não se bastace o fato de Davi ter ido a guerra juntamente com seus soldados, em vez de administrar bem o seu tempo para cuidar do reino providenciar recursos para o seu exércitos, ficava dormindo ate tarde e " matando o tempo", passeando no terraço do palácio.
Pensando o quê? Certamente não era uma batalha de seu povo. 
Existe um ditado popular: "mente vazia, oficina do diabo". Quando deixamos a mente vazia, nossa própria natureza pecaminosa se encarega de procurar algo de ruim para pensar. E o diabo, com toda a sua astúcia, se encarega de preparar o cenário para nos enlaçar.
Não devemos ir a lugar errado, nem permanecer nele. Devemos tomar todo o cuidado para não nos expor a situações sucesíveis ao pecado. Algumas informações:
1. "Rodinha de zombadores"
Há certos grupinhos e pessoas ( vizinhança, escola, trabalho e etc...) que devemos evitar. Está ali é correr risco de entrar em asssuntos maliciosos, fofocas, zombaria. Lembre-se do conselho do salmista: " Bem-aventurado o homem que não anda no consenho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" ( SL 1:1)
2. " Curtindo a vida"
Outra situação que pode levar ao pecado tem a ver com programação de TV que você assiste. Com os sites de navegação na internet, com os jogos de computador que fascinam, com as músicas que "prendem", com os lugares efetinha que atraem.

3. " Cantinho escuro"
Procure não ficar sozinho com o namorado(a) , pois tal situação é propensa ao pecado. Se existe algo que não pode fazer em, público (isso alguns procuram num cantinho escuro)  é sinal que está fora do padrão estabelecido por Deus para o namorro.
Outra coisa: Davi: fazendo a coisa errada. "viu uma mulher que estava tomando banho. (2 Sm 11:2) 
Quando o assunto é pecado, parece que tudo caminha para "dar certo". Que coincidência! Justamente na hora do passeio de Davia havia uma mulher bonita tomando banho. Mas Davi poderia ter feito algo - fugir do peado. É exatamente essa orientação de mPaulo em 1 Co 6:18: "fugi da inpureza!
Existe um antigo proverbio que diz: " Você não pode impedir que as aves voem ao céu, mas pode impedilas de fazerem ninhos em sua cabça". Não podemos interferir com as coisas que acontecem ao nosso redor, mas podemos cuidar da nossa santidade. neste caso, devemos fugir mesmo, assim como josé, quando se viu numa situação que era procpicia ao pecado (Gn 39:12)

 Você tem coragem de fugir dos seus amigos quando eles começarem contar piadas sujas e bobagens? quando você está vendo televisão ( um filme, por exemplo), tem coragem de mudar de canal quando surge uma cena imoral?

Davi: Maquinando o mal " Davi mandou perguntar que era" (2 Sm 11:3)
Agora já era tarde demais pra Davi retornar, pois sua mente começou a maquinar o mal, isto é, a situação começou a ficar interessante demais para ele deixar tudo pra traz. O pecado é assim ( se não fosse tão atraente, A Béblia não teria nenhama recomendação contra ele.) Justamente do pecado ser algo que seduz, a bíblia exorta a não ser enlaçados por ele ( PV 5:22)

O pecado de Davi não foi a sua primeira olhada, pois poderia ter ido embora, vermelho de vergonha. O pecado foi manter-se fixo na cena, e tentar traçar mentalmente o plano. Você pode passar enfrente de uma banca de revistas repletas de pornografias e não pecar, mas se fixar seu olhar na revista, deixando que sua velha natureza faça o resto, por certo pecará.
Cuidado para não deixar enlaçar pelo pecado! Todo cuidado é pouco, e com ele não devemos brincar. Lembre-se: "Aquele pois, que pença que está em pé veja que não caia ( I Co 10:12)
Davi: tentando encobrir seu pecado " Manda-me Urias" (2 Sm 11:6)
 V- Davi: Tentando Encobrir seu pecado 
   A bíblia diz que um abismo chama outro abismo (SL 42:7). Isso pode ser aplicado ao pecado:
Um pecado chama outro pecado. Às vezes uma pessoa conta uma mentira, que parece não fazer nenhum mal, mas, depois, para encobri-la, tem que contar outra mentira, e situação vai piorando cada vez mais. Não adianta tentar encobrir nada, pois certamente a situação vai ficar pior do que já está, como aconteceu com Davi, que encobril seu pecado, ( e tentar se livrar da culpa) primeiro procurou jogar a culpa em outra pessoa, depois como último recurso para evitar a descoberta do erro mandou Urias para uma situação de risco. Ele pensava com que  morte de Urias tudo se resolveria. Isso é o que ele pensa; nós veremos o resultado na proxima lição.

 Procure não pecar! Mas se pecar, não tente encobrir seu pecado! É melhor sofrer as consequencias por confessar seu pecado agora, do que ser descoberto e enfrentar algo mais grave, depois.  

        VI-  Por que falhamos?
Pedro, Tiago, João tratqam desse assunto com muita seriedade, e nos dão resposta.

  1. Por causa do inimigo da nossa alma -- Satanás
"Sede sábios e vigilantes. O diabo, vosso adiversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar'' (I Pe 5:8)
  2. Por causa de nossa propria natureza pecaminosa
Tiago nos afirma que: " cadaq um é tentado pela sua propria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver consebido, dá à luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumido, gera a morte" (Tg 1: 14-15)
3. Por causa do sistema desse mundo e dos seus valores distorcidos ( I Jo 2:15)


  VII- Então o que fazer???
I. Com relação a Satanás -- resisti-lo no poder de Deus ( I pe 5:9; Tg 4:7)
2. Com relação a nossa propria natureza - purifíca-la diariamente ( Tg 1:21)
3. Com relação a este mundo - não dar ouvidos a sua voz (Tg 4:4)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...