O que fazemos aqui?

 


Base Bíblica: Gn 1:28-29; 2:15
Introdução
No relato da criação, em Gênesis, vemos que Deus, após criar o homem, colocou-o como administrador de todas as coisas criadas, ou seja, ele foi delegado a responsabilidade de administrar os recursos que lhe foram confiados por Deus.
A esta administração, a Bíblia chama mordomia, e nós, por consequência, somos chamados mordomos, ou desperdeiros, ( 1 Pe 4:10). A mordomia pode ser do tempo, bens, corpo, talento, e até mesmo da influência de cada um de nós exerce sobre outras pessoas.
A palavra mordomo, em português, vem do latim mojardomus. Major, em latim, é maior ou principal, e domus, casa, a casa com todo o que ela contém e significa. Assim, mordomo é o principal servo, o que administra a cada do seu senhor. A Bíblia nos da exemplo de dois mordomos - Eliezer (Gn 24:2) e José (Gn 39:4-6).
Nesta lição vamos abordar mordomia com relação ao cuidado com a natureza. este é um tema que tem sido muito debatido ultimamente e tem muita importância para nós. Um relatoria da ONU para a Conferência  sobre o Ambiente e o desenvolvimento sustentável, que foi realizado em Johanesburgo ( África do Sul), mostra que com o aquecimento global o  nível dos mares está subindo cada vez mais por causa dos derretimentos das geleiras.
Devido a exploração  descontrolada, a cada ano mais florestas estão sendo destruídas.
 Na ultima década, 2,4% das florestas do mundo foram destruídas, quase todas as regiões tropicais da Ásia, a África e a América Latina. A área total afetada atingiu 900 mil km quadrados, e é maior que a Venezuela e o ou mais ou menos um décimo do Brasil. (Folha de SP, 14/8/02)
Há também escassez de água. Mais de dois bilhões de pessoas enfrentam esse problema. Até 2025, esse número deve saltar para 4 bilhões, ou seja, 50% da população mundial prevista. Devido também esses fatores, o problema da fome se agrava cada vez mais em todo o mundo. E isso sem falar em trafego de animais silvestres, poluição sonora, entre outros tipos de poluição.
Observe esse quadro, precisamos definir nossa responsabilidade como cristãos, diante de uma necessidade tão grande que é cuidar da Terra. Qual deve ser nossa postura e envolvimento nessa questão? Quais as orientações bíblicas para que possamos cuidar e viver melhor no mundo criado por Deus?

   I- Mordomia com Criação Requer Fidelidade

Em primeiro lugar devemos ser fiéis com aquilo que o Senhor nos Deu. A bíblia nos diz que quando Deus criou a Terra Ele designou o homem para que cuidasse dela (Gn 2:15). Como qualquer outra área da mordomia, como finanças, tempo ou corpo, é preciso ser "bons desperdeiros da multiforme graça de Deus" (I Pe 4:10), na questão ecológica também é necessário que sejamos fiéis.
Ser fiel implica tratar a natureza com cuidado de quem sabe que foi colocado aqui para zelar e usurfluir em tudo que ela nos da em nossa subsistência. Nada que possa comprometer a nossa natureza e seus recursos  deverá ser colocado como prioridade em nossa sociedade. por exemplo:  o mar não serve somente para os nossos navios, mas é o mundo dos peixes pequenos e grandes. Respeito com os animais faz parte do nosso dever  de seres humanos - nós e deles dependemos totalmente do mesmo Deus. Como cristãos, devemos ser fiéis e cumprir com a dedicação da tarefa de cuidar da terra, estando alerta sobre todas as agreções que nosso meio ambiente tem sofrido, e procurar agir para cuidar melhor do planeta em que vivemos.
Lembre-se: especialmente nós, os salvos, podemos ver Deus e suas obras, glorificá-lo- por elas, e aprender a nos encaixar melhor no equilíbrio ecológico que era perfeito o ideal para Deus.

Se dependesse de sua fidelidade no trato com as coisas do Senhor, a natureza resta uma melhores condições?
  
II - Mordomia com a Criação Requer Responsabilidade

Em Lv 25: 1-4, Deus nos mostra que os recursos que o provêm da terra para alimentar e manter o homem precisam ser sabiamente explorados, evitando que ao tirar dela o sustento do homem a destrua. A natureza não deve ser explorada com ganância, e tãm somente com o sustento do lucro; é preciso ter responsabilidade.
Um estudo realizado recentimente pela Rede Internacional de Informações e Ciência da terra, da universidade columbia. ( New York) e pela organização não governamental da conservação da vida Selvagem mostra que o homem explora 83% da Terra. "Afora as florestas geladas do Alasca, do Canadá e da Russia, Além dos planaltos do Tibete E DA Mongolia, Sobram cada vez mesnos terras virgens para a vida Selvagem do Planeta - a maioria dela na Amazonia. Todas as somas emiten-se que 17% da superfíciae da Terra - Folha de São Paulo (23/10/2002)

83% da área do planeta ja estão sendo ultilizadas para sustentar a espécie humana, por meio de agricultura, mineração ou extravismo ( inclusive pesca e caça). No que diz respeito as Terras araveis, 98% estão tomadas pela agricultura, com forte predominancia em apenas Três lavouras : arroz, Trigo e milho.
Embora estes dados sejam estimaveis, essas estatísticas mostra o quanto cresceu o numero do consumo de recursos naturais a longo do século XX. A conclusão é que o mundo se encontra em uma grave crise ambiental.
Diante desse quadros, nós Cristãos, temos a responsabilidade de colaborar com o epenho e execução dos programas de conservação do meiu anbiente, com aplicação de leis ambienteis que estão em vigor, de tal forma que cada uma em sua área de atuação , em seu grupo e influencia de busca cuidar da criação com responsabilidade e dedeicação. 
Você é responsavel na conservação do meio ambiente?

               III- Mordomia com a 
                      Criação Requer 
                     Envolvimento
Envolvimento é fundamental na vidade de um mordomo, e é exatamente isso que vemos na vida de Jose. Gn 39:6 nos diz que Pofilar nada sabia além do pão que lhe alimentava. José era um mordomo envolvido como sua tarefa.
Para comprir a determinação dada pelo SENHOR para cuidarmos da Terra é necessário que haja envolvimento maior dos cristão a questões que se referem ao cuidado com o meio ambiente.
Somente quando ah envolvimento efetivo das pessoas é que as soluções dos ploblemas começam aparecer e ser melhor aplicados.
Para um envolvimento concreto, o primeiro passo a ser dado é combater a falta de informação. Portanto, leia sobre o assunto e colete informações que sejam importantes dentro da sua realidade. Muitas vezes as informações simples e cotidianas pode-se colaborar com o cuidado com o meio ambiente que se realizadas por muitas pessoas, resultará em um meio ambiente de melhor qualidade para se viver.

Participe de forúns de debate sobre o assunto e também de programas públicos para conservação do meio ambiente, de tal forma que seu compromisso com o Pai possa resultar tambem em comprometimento maior com a mordomia com a  natureza. Na igreja, procure informar e envolver as crianças, assim como os adultos, levando-os a amar verdadeiramente a natureza, dádiva de Deus.
Para pensar: O que você, na sua profissão ou escola, pode fazer pelo meio ambiente? Já pensou nisso? 

       Conclusão
Somente com fidelidade, responsabilidade e envolvimento é que podemos cuidar melhor do nosso meio ambiente e, assim, cumprimos a determinação do Senhor em Gn 2:15.

O desafio que permanece é sempre o de sairmos da imobilidade e da alienação e aceitarmos o nosso papel de mordomo da Terra, Carente da direção do Pai.

                     Questões para discussão
 I. como a juventude evangélica pode contribuir para o cuidado com a natureza?

2. De acordo com as nações unidas, em 2050 haverá 7,9 e 10,9 bilhões de habitantes sobre a terra. O Brasil chegara a 201,4 milhões de pessoas em 2015. Você acredita que a Terra continuara a produzir recursos para o homem, ou não? Se não o que devemos fazer?

3. Qual o seu ponto de vista sobre o envolvimento do cristão em questões de cidadania? Esse envolvimento é também ser  sal e luz?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...