Os Nomes de Cristo na Bíblia - A Nossa Paz


Cristo na Bíblia
Podemos aprender muito sobre os atributos e a obra de uma personagem bíblica observando os nomes que este recebe na Bíblia. Jesus é o tema central da Bíblia dai a Sua pessoa e obra ocuparem grande parte dela. A maneira como a Palavra de Deus refere-se a Jesus têm muito a ver com o nosso estudo sobre a Sua pessoa e obra. Deus tem exaltado a Jesus “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef. 1:21). Queremos aproveitar pelas referências bíblicas essas qualidades sublimes para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4).
A Nossa Paz
"Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio..." Efésios 2:14; "E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da Sua cruz, por meio dEle reconciliasse consigo mesmo todas as coisas..." Colossenses 1:20
A condição natural do homem em relação a Deus é de separação (Isa 59:1,2; Gên. 3:23,24). Estando separado, o homem sem Cristo têm uma condição desesperadora. A Bíblia mostra tal homem fraco (Rom 5:6; Jer 13:23), pecador (Rom 5:8) e assim, sem esperança (Efés 2:12). Para que o povo no Velho Testamento se lembrasse dessa condição continuamente eles eram instruídos a oferecer "ofertas pacíficas" para Deus, e só através delas podiam ter as Suas bênçãos (Êx. 20:24; Lev 4:26). Judicialmente, o homem natural pode ser um cidadão exemplar, mas para Deus ele é condenado e tem a ira de Deus sobre ele permanecendo (João 3:18,19, 36). Fisicamente o homem natural pode ser bonito e forte, isso aos olhos do homem, mas é corrupto e tem doença maligna aos olhos de Deus (Isa 1:6; Efés 2:1). Socialmente, tal homem pode ter uma boa posição, e ser um homem moral entre os seus semelhantes mas, ao mesmo tempo, está longe de Deus (Efés 2:13). Religiosamente, o homem pode ser o "príncipe dos judeus" como Nicodemos era, ou praticante ao pé da letra como eram os escribas e fariseus, mas ainda ignorantes do reino de Deus (João 3:1-9; Mat. 15:1-9) e seus inimigos (Rom 8:7; Efés 2:15). Não é saudável pensar que a situação do pecador sem Cristo é animadora.
"Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus" (Isa 57:21)
Deus é que faz a diferença entre o pecador e Ele. Por causa da Sua misericórdia, pelo Seu muito amor, deu o Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para vir ao mundo e ser feito pecado no lugar do homem (II Cor 5:21). Por isso, quando Jesus nasceu em Belém, os anjos louvaram a Deus dizendo, "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens" (Lucas 2:14). A misericórdia de Deus é a "boa vontade para com os homens" e por causa de Quem Ele enviou, Jesus, há "paz na terra". Cristo, pela profecia, era o "Príncipe de Paz" e tal principado de paz não terá fim (Isa 9:6,7).
Cristo veio ser a paz para o pecador que crê nEle. Ele cumpriu a lei que nos condena (Mat. 5:17; Fil. 2:8) e Deus ficou completamente satisfeito (Isa 53:11; Mat. 28:18; Atos 1:9). Em Cristo, "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram" (Sal 85:10). Cristo têm a vitória sobre a lei que nos condena, sobre a morte que é o nosso destino (I Cor 15:55-57) e sobre aquele que nos acusa diante dEle, o diabo (Heb 2:14). Cristo satisfaz a Deus tanto que Ele nos dá uma "eterna redenção" (Heb 9:12) pois Ele aniquilou o pecado pelo sacrifício de Si mesmo (Rom 5:8; Heb 9:26) e estará vivo eternamente, vivendo sempre para interceder pelos Seus (Heb 7:24,25) perante a face de Deus (Heb 9:24). Pelo sangue de Cristo, derramado em favor dos pecadores, os "que antes estáveis longe" podem chegar perto (Efés 2:13). E, estando perto, não há mais separação, mas presença e paz.
O pecador, pela graça de Deus, mostra a sua fé em Cristo e se arrepende dos pecados. O pecador arrependido é aceito por Deus graças a obra de Cristo e a partir daí passa a haver paz. Por Cristo ser o único meio (João 14:6), e o único mediador (I Tim 2:5,6) Ele têm o nome "nossa paz". Cristo é essa paz (João 14:27; I Cor 1:3; Efés 2:14). Ele têm se tornado a sua?
Por Calvin Gardner

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...