Os Nomes de Cristo na Bíblia - Cristo


Cristo na Bíblia
Podemos aprender muito sobre os atributos e a obra de uma personagem bíblica observando os nomes que este recebe na Bíblia. Jesus é o tema central da Bíblia dai a Sua pessoa e obra ocuparem grande parte dela. A maneira como a Palavra de Deus refere-se a Jesus têm muito a ver com o nosso estudo sobre a Sua pessoa e obra. Deus tem exaltado a Jesus “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef. 1:21). Queremos aproveitar pelas referências bíblicas essas qualidades sublimes para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4).
Cristo
"E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo." Mateus 1:16 "Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é Cristo)." João 1:41
Os nomes ‘Cristo’ e ‘Messias’ andam juntos na Bíblia pois os dois significam a mesma coisa: ungido. O nome Cristo é usado 529 vezes no Novo Testamento (#5547, Strong’s). O nome Messias é usado duas vezes no Velho Testamento, Daniel 9:25,26 (#4899, Strong’s) e duas vezes no Novo Testamento, João 1:41; 4;25 (# 33:23, Strong’s). Cristo é a tradução em grego para o nome Messias em hebraico. Por isso os dois nomes andam juntos.
Podemos entender o significado dos nomes se entendermos o significado da palavra ‘ungir’. O verbete ‘ungir’ como um verbo transitivo direto significa: 1. Untar com óleo ou com ungüento; 3. Aplicar óleos consagrados a; sagrar; 4. Dar posse a, por meio de unção; investir de autoridade por meio de unção, sagração, ou outra cerimônia que a confere. Como verbo transobjetivo. significa : investir (em autoridade ou dignidade); sagrar (Dicionário Aurélio Eletrónico). Autoridade e dignidade foram investidas em Cristo. Cristo foi consagrado e recebeu posse de algo por alguém que têm tal direito de conferir tais posições e privilégios. Olhando pela Bíblia vemos que a unção foi um sinal dos dons do Espírito Santo e que foi conferido aos profetas (Isa 6:1-9), sacerdotes (Êx. 30:30) e reis (Saul, I Sam 10:1; Davi, 16:13; Salomão, I Reis 1:39, Way of Life Encyclopedia), Cristo é tudo isso e melhor (profeta maior - Mat. 12:41; sacerdócio eterno - Heb 7:22-28; rei dos reis - Mat. 12:42; Apoc 19:16).
Entendemos que Cristo é o sagrado de Deus sabendo que Ele é o eleito do SENHOR, (Isa 42:1) quer dizer, o escolhido de Deus (Mat. 12:18-21, Luc 23:35), aquele em quem Deus se compraz (Mat. 3:17; 12:18; 17:5). Deus pôs sobre Cristo o Seu Espírito (Isa 42:1; João 1:32-34) e isso de forma corpórea, como pomba (Luc 3:22) e sem medida (João 3:34). Não só foi conferido o Espírito Santo a Cristo, mas também o Espírito permanece continuamente pois as Escrituras dizem que o Espírito Santo repousou sobre Ele (Isa 11:2; Mat. 3:16; João 1:32). O salmista manifestou que o Filho de Deus é o ungido (Sal 2:2). Os profetas também afirmaram que Cristo é o Ungido de Deus (Isa 11:1-5; Dan 9:24-26). O próprio Cristo revelou que Ele era o Ungido de Deus isso na Sua pregação em Nazaré (Luc 4:18-21; Isa 61:1) e os membros da igreja em Jerusalém repetiram a mesma verdade (Atos 4:25-28). O apóstolo Pedro pregou a mesma coisa (Atos 10:36-38) completando o testemunho dado por todos os oficiais na Bíblia. Com a manifestação do salmista, a afirmação dos Profetas, a declaração de Deus Pai, o sinal do Espírito Santo, o testemunho de Cristo, a confirmação dos membros na primeira igreja no Novo Testamento e a pregação dos apóstolos, podemos declarar confiantes que Cristo é Ungido por Deus. Por isso podemos pregar a perfeita salvação por Cristo abertamente. Foi isso que os apóstolos quiseram dizer quando pregaram que em nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos (Atos 4:12). Cristo é quem guarda os salvos eternamente (João 10:28). Pode ser notado aqui que não há parente ou discípulo de Cristo, homem bom ou mulher sincera ou qualquer ordenança da igreja que foi ungido por Deus para ser "O Cristo do Senhor" (Luc 2:26).
Só Cristo é O Ungido do Senhor. Quando misturamos a mensagem de Cristo a qualquer obra do homem, profeta, anjo ou instituição religiosa fazemos pouco caso de Quem o Eterno Deus separou e declarou para ser o Único pelo qual o homem vai ao Pai (João 14:6). Pregar outro evangelho é o mesmo que transtornar (Alterar a ordem do; pôr em desordem; desorganizar - Aurélio) o evangelho de Cristo (Gal 1:6-8).
A ênfase que deve ser dada a Cristo é vista pelos nomes em conjunto com o título "Cristo" pela Bíblia. Os anjos que testemunharam aos pastores de Belém o nascimento de Jesus chamariam a Ele "o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Luc 2:11). Quando Simeão, o homem justo e temente a Deus que esperava a consolação de Israel, viu "O Cristo do Senhor" ele proclamou, pelo Espírito, que este era "a tua salvação" (Luc 2:25-32). No tempo de Cristo escolher os seus discípulos, André disse a Simão e a Pedro: "Achamos o Messias (que traduzido, é o Cristo)" (João 1:41). Quando Jesus perguntou aos discípulos quem eles diziam que Ele era, Pedro respondeu e falou "O Cristo de Deus" (Luc 9:20), ou "O Cristo, o Filho do Deus Vivo" (Mat. 16:16; João 6:69, "do Deus vivente"). Marta, ao encontrar-se com Jesus no túmulo de Lázaro, declarou, "Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo." (João 11:27), uma declaração que os demônios também fizeram em parte (Luc 4:41). Os homens de Samaria, depois de conhecerem a Jesus, testemunharam que Jesus era "verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo." (João 4:42). Perante o Sinédrio, Jesus afirmou que Ele era "o Cristo, Filho do Deus Bendito" (Mar 14:61,62). Na morte, Cristo não perdeu a Sua glória de Ungido pois "o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus." (Mat. 27:54). Paulo, em suas epístolas nomeou a Jesus como o Filho de Deus, e nosso Senhor (Rom 1:3,4; 6:23). Se os anjos, homens justos e tementes a Deus, os discípulos que andaram junto com Jesus, os homens das cidades que foram convertidos, as mulheres próximas a Jesus, e os apóstolos mostraram tal honra chamando Jesus, o único Ungido de Deus, nós não devemos confundir o assunto de maneira nenhuma. Jesus é o Cristo, o Único Autorizado e Consagrado por Deus.
As bênçãos que temos por Cristo mostram até que ponto Cristo é o Ungido de Deus. Os apóstolos pregavam Cristo (Atos 8:5) pois o evangelho (boas novas) é "de Jesus Cristo" (Rom 15:19, 29). Por Cristo temos a salvação (Atos 15:11; 16:31; 20:21; Rom 5:11), a vida eterna (João 20:31), paz com Deus (Atos 10:36; Efés 2:13-18). Por Cristo somos feitos um com Deus (Efés 2:14-18), temos o amor de Deus revelado a nós (Rom 5:8). Cristo é o fim da lei para justiça de todo aquele que nele crê (Rom 10:4) e é O exemplo de como devemos andar (Rom 15:5, "segundo Cristo Jesus"). Tendo tais bênçãos e posições em Cristo podemos concordar que Ele vale a exposição das nossas vidas ao perigo pelo Seu nome assim como os discípulos expuseram as suas (Atos 15:26). Agora oramos por Cristo (Rom 1:8) e teremos as nossas obras julgadas diante do Seu tribunal (Rom 14:10).
Cristo recebendo tais ênfases e sendo por Ele que recebemos tantas bênçãos devemos dar a adoração e o louvor que só Ele merece (Apoc 5:12-14). Deus não dividirá a Sua glória com nenhum outro (Isa 42:8). Se há alguém que pretende receber ou presume dividir a autoridade ou dignidade que pertence somente a Cristo, então, a ênfase é dada a quem Deus não consagrou e as Escrituras estão sendo distorcidas para a própria destruição de quem pretende tal posição (II Ped 3:16; Gal 1:8). "Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:12).
Você está em Cristo? Ele tem a posição merecida na sua vida? Como vai o seu louvor a Deus? Você está apenas nAquele único que Deus ungiu (I Cor 3:11)?
Por Calvin Gardner

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...