Os Nomes de Cristo na Bíblia - A Palavra de Deus


Cristo na Bíblia
Podemos aprender muito sobre os atributos e a obra de uma personagem bíblica observando os nomes que este recebe na Bíblia. Jesus é o tema central da Bíblia dai a Sua pessoa e obra ocuparem grande parte dela. A maneira como a Palavra de Deus refere-se a Jesus têm muito a ver com o nosso estudo sobre a Sua pessoa e obra. Deus tem exaltado a Jesus “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef. 1:21). Queremos aproveitar pelas referências bíblicas essas qualidades sublimes para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4).
A Palavra de Deus, O Verbo
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14
“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida” I João 1:1
“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.” I João 5:7
“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” Apoc 19:13
Somente Deus trata o homem com imensa misericórdia (Êx. 34:6,7). O homem, mesmo sendo a criação superior a toda a criação, sendo feito a imagem de Deus (Gên. 1:26; 2:7), é rebelde contra o seu Criador (Deut 31:27), pecador (I João 3:4; 5:17), de dura cerviz (Sal 78:40), de coração endurecido (Mar 8:17; Êx. 7:14) e inimigo de Deus (Rom 8:7). Mesmo Deus sendo digno de receber toda a honra, glória e poder por ter criado todas as coisas para Ele mesmo (Apoc 4:11; Rom 11:36) o homem não quer receber o conhecimento de Deus (Rom 1:28). O homem pecador deseja amar mais as trevas do que a Luz (João 3:19) e não quer vir a Deus (João 5:40; 12:37-41). Enquanto o homem natural tiver opção ele sempre escolherá andar guiado pelos desejos da sua carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, pois essa é a natureza do seu coração enganoso. Mesmo assim, Deus mostra ao homem a Sua misericórdia e a Sua graça dando-lhe a chuva, o sol e as condições de sobrevivência. Se Deus trata o homem a não ser em justiça e não com Sua ira, deve-se a Sua imensa misericórdia (Lam 3:22; Sal 74:10).
Deus fez mais do que cuidar das necessidades da vida passageira do homem. Deus tem se manifestado exteriormente pela natureza (Rom 1:20) e interiormente à consciência do homem (Rom 2:14). Além disso, Deus tem se comunicado com o homem de maneira que Ele mesmo pode ser visto, tocado, ouvido, manuseado, testificado, conhecido (I João 1:1-3), estudado, crido e glorificado (I Tim 3:16). Deus tem feito essa comunicação ao homem pecador pela Sua misericórdia (Efés 2:4-7) através da Sua Palavra, o Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo (João 1:14).
Cristo é a comunicação real de Deus e por isso é denominado o Verbo (João 1:1) ou melhor, a Palavra de Deus (Apoc 19:13). Sendo a Palavra, Cristo é uma comunicação. Aquilo que Deus quer que o homem entenda, Ele mostra com Sua expressão ou manifestação. Cristo é a expressão pela qual Deus fala a nós (Heb 1:1-3) e Deus realmente manifesta-se completamente por Cristo (João 14:9; 17:6). Por Deus se comunicar com o homem a Sua grandíssima misericórdia é revelada. Deus comunica-se com o homem pecador através do Seu Filho e revela um infinito amor e misericórdia (João 3:16, “de tal maneira”; I João 3;1, “quão grande amor”). Saiba que se Deus nos deu o que havia de mais precioso diante dEle (Prov 8:30) com o propósito de se comunicar com o homem pecador, nenhum outro meio pode ser aceito (João 14:6). Não são aceitas hoje visões, sonhos ou opiniões; nem de anjo ou de apóstolo (Gal 1:8). Nada daquilo que pode ser interpretado pelo homem como igual ou além da comunicação de Cristo é aceito por Deus. Deus falou-nos nestes últimos dias pelo Filho (Heb 1:1). Não há dominação, visível ou invisível, ou potestade, que existe ou possa existir, ou qualquer outra criatura que se tornou ou que pode se tornar que tomará o lugar da comunicação de Deus. Cristo é, antes de todas as coisas (Col 1:17), acima de todas as coisas (Efés 1:21) e vencedor para todo o sempre (Apoc 19:13-15). Quem despreza a Palavra que Deus tem dado, despreza verdadeiramente a Deus (João 12:47-50; 14:24). Não podemos achar que a experiência finita humana pode se igualar ou superar a Palavra do infinito Deus. Não podemos sugerir pela nossa filosofia que aquilo que os espíritos podem nos comunicar tem preeminência sobre a comunicação divina de Deus. Tudo deve se submeter à comunicação de Deus, ou seja, a Cristo. Cristo é o Verbo dado por Deus em misericórdia. Cristo é um com Deus (I João 5:7; João 1:18, “está no seio do Pai”).
Cristo é a Palavra de Deus. Cristo, em Si, é Deus. Através dos nomes que a Bíblia dá a Jesus sabemos que Ele é a Palavra de Deus. A Jesus é dado o nome Jeová (Joel 2:32 - Atos 2:21,36; 16:31; Jer 23:5,6), Deus Forte (Isa 9:6), único Deus sábio (Judas 24), Deus bendito (Rom 9:5), Deus (Isa 45:22,23 - Fil. 2:10; Sal 45:6 - Heb 1:8), e o verdadeiro Deus (I João 5:20). Qualquer pessoa que queira se igualar a Cristo, aos patriarcas (como Moisés) ou aos profetas (como Elias) receberá do Deus Pai essa dura repreensão, “Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-O” (Mateus 17:5). Através dos atributos que a Bíblia mostra de Cristo sabemos que Ele é a Palavra de Deus. Cristo é o criador (Gên. 1:26; João 1:3; Col 1:16,17; Heb 1:2), soberano (Sal 138:2; João 3:31; Efés 1:21; Fil. 2:9-11; Col 1:17,18; “Todo-Poderoso” Apoc 1:8), eterno (Isa 9:6, “Pai da eternidade”; Heb 1:10-12; Apoc 1:8, “que é, e que era, e que há de vir”), imutável (Heb 1:12); onipresente (Mat. 28:20, “e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”) e onisciente (João 13:7; 16:30, “Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue.”; 21:17, “Senhor, tu sabes tudo”). Todos estes atributos testificam que Cristo é Deus pois são atributos de Deus. Cristo verdadeiramente é o Verbo divino. Pelos feitos de Cristo também sabemos que Ele é divino pois alem da criação, a redenção é efetuada por Cristo (I Cor 1:30; Efés 1:7; Heb 9:12). Cristo é quem administrará o juízo no último dia, (Judas 1;15, “para fazer juízo contra todos”) pois foi profetizado do “trono de Davi e no seu reino” que Cristo virá “com juízo e com justiça” (Isa 9:7; João 8:16, “E, se na verdade julgo, o meu juízo é verdadeiro”). Ninguém, além de Deus, tem um “cetro de equidade” (Heb 1:8) e este título Deus diz é do Seu Filho. Podemos também afirmar que Cristo é a Palavra de Deus pois a adoração dada a Ele é adoração devida à divindade. Por Cristo cremos para ser salvos (Atos 16:31) e em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo devemos ser batizados (Mat. 28:19). Se Deus derramou tais bênçãos no Filho, devemos dirigir as nossas vidas por tal comunicação divina.
Deus em misericórdia tem operado com o homem. Esta misericórdia se vê em Cristo, quem Deus deu em amor ao mundo. Por Cristo, Deus tem se manifestado ao mundo, agora e para sempre. Se desprezamos a Cristo em qualquer ponto, estamos desprezando a Deus. Se ignoramos um pouco a Bíblia, ou desobedecemos uma parte dela, estamos ignorando a Deus e desobedecendo a Ele.
Imagine se Deus não tivesse deixado uma comunicação para o homem saber o que Ele deseja. O homem seria refém da sua própria mente limitada e do seu coração enganoso. Superstições correriam livremente e a criação de filosofias diversas sobre o divino e como agradá-lo nunca teria fim. Medo, temor e ignorância seriam normal se Deus não nos tivesse dado a Sua comunicação. Mas Deus deu-nos a Sua comunicação. Ela é clara, cheia de amor, graça e verdade. A comunicação de Deus para com o homem é Cristo Jesus, o Filho de Deus. Quem não se submete a esta comunicação responderá a Deus. Submeta a sua vida à Palavra de Deus.
Por Calvin Gardner

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...