Os Nomes de Cristo na Bíblia - Conselheiro


Cristo na Bíblia
Podemos aprender muito sobre os atributos e a obra de uma personagem bíblica observando os nomes que este recebe na Bíblia. Jesus é o tema central da Bíblia dai a Sua pessoa e obra ocuparem grande parte dela. A maneira como a Palavra de Deus refere-se a Jesus têm muito a ver com o nosso estudo sobre a Sua pessoa e obra. Deus tem exaltado a Jesus “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef. 1:21). Queremos aproveitar pelas referências bíblicas essas qualidades sublimes para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4).
Conselheiro
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: ... conselheiro ..." Isaías 9:6 "Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" Colossenses 2:3
A palavra hebraica usada em Isaías 9:6 significa avisar, consultar ou dar conselho (Strong’s). Para que alguém possa dar conselho, este precisa conhecer bem a situação e até saber mais da situação ao ponto de poder ajudar a resolvê-la. O nome "conselheiro" aponta para a sabedoria de Cristo e sendo sábio, Ele pode nos avisar sobre cada uma das nossas situações. Imagine cada uma das bilhões de pessoas que existem no mundo. Considere que cada uma têm a sua personalidade particular. Cada uma têm a suas necessidades em horas diferentes das outras. Cristo é conhecido como conselheiro pois Ele pode avisar e dar conselho a todos particularmente e a todos ao mesmo tempo. Ele conhece bem os pensamentos dos homens, sim, conhece bem todas as coisas (João 2:25; 21:17). A Palavra de Deus têm estes conselhos e quando cada pessoa a lê, pode ser aconselhada conforme a sua particularidade naquele momento. Cristo é a Palavra de Deus, e Ele é o "Conselheiro". Você têm avaliado a Sua sabedoria recentemente?
A sabedoria de Cristo é vista na maneira como Ele criou o mundo. Cristo é apontado como "por quem" Deus "fez também o mundo" (Heb 1:2; João 1:3). Não só criou o mundo, mas também sustenta o mundo continuamente (Col 1:17, "todas as coisas subsistem por Ele."; Atos 17:26-28; Heb 1:3). Para que alguma coisa criada continue existindo sem precisar ser melhorada de vez em quando, pode ser vista a sabedoria de quem a fez. O mundo hoje continua assim como foi criado há milhares de anos e para isso não foi necessário ser levado devolta para o laboratório para ser repensado. Sim, mesmo com os efeitos da destruição do homem, o mundo ainda reproduz e se purifica, continua apesar do homem. Olhando para o equilíbrio que o mundo têm declara-se a glória, a sabedoria de Quem o fez (Sal 19:1-11). O homem poder descobrir os segredos da criação e usá-los para o seu bem, é uma misericórdia de Deus. Cada grão precisar ser cultivado da sua própria maneira, e isso testifica a grande sabedoria de Cristo o conselheiro (Isa 28:23-29).
Na relação da redenção, Cristo é mencionado como sendo o "conselho de paz" no Seu reino (Zac 6:13). Através dos avisos da Palavra de Deus podemos conhecer a nossa situação pecaminosa e de rebeldia contra o Santo Deus. Pela obra do Espírito Santo fomos levados a crer em Cristo, o Filho de Deus como nosso Salvador, e desde aquele momento Cristo têm sido feito por Deus a nós, "sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;" (I Cor 1:30). Agora tendo uma nova natureza por Cristo (II Cor 5:17) podemos discernir espiritualmente e completamente "com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade" pois "temos a mente de Cristo" (I Cor 2:12-16; Efés 3:18). Tendo Cristo como nosso irmão (Mat. 12:48-50) podemos "alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Heb 4:16) pois em Cristo "estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" (Col 2:3). Cristo é o "único Deus sábio" (Judas 1:25) e com esta capacidade Ele vêm advogar pelos Seus que pecam (I João 2:1). Que bênçãos têm os que vêm a Deus por Ele. Você têm chegado perto de Deus por Cristo recentemente para conhecer a grandeza da Sua plenitude?
O conselho que Cristo dispensa é para todos os que querem ouvir. Cristo avisou os pecadores para se arrependerem; Ele animou as almas que crêem nEle; aconselhou os cansados a virem a Ele para acharem descanso; os famintos e sedentos para terem comida; os que eram curados e perdoados, os aconselhou para não pecarem mais; e Ele avisou seus seguidores a fazerem a todos como eles gostariam que os outros fizessem a eles; a se comportarem de uma maneira modesta e humilde; a levar afronta e perseguições com alegria; a amarem uns aos outros; e a orar ao Seu Pai, em Seu nome, por todas as coisas que precisariam: e agora Ele dá ao Seu povo conselho pelo ministério da Palavra, qual é o conselho de Deus, o produto da Sua sabedoria, um relatório do Seu conselho e concerto eterno, uma declaração da vontade de Deus e de Cristo; na qual Cristo aconselha os pobres de espírito a virem a Ele para ter as riquezas, os sem roupa para serem vestidos, os ignorantes para terem a luz espiritual e o conhecimento para os que estão perecendo sem salvação; Cristo aconselha os que confiam nEle a estarem nEle e isso, pelas verdades dEle; O conselho de Cristo é saudável e propício, forte, sincero e fiel; é sábio e prudente, e livremente dado; e no qual, sendo confiado, sempre têm êxito pleno: Cristo é o Conselheiro no céu pelos Seus; Ele aparece lá na presença do Pai pelos Seus; representa as Suas pessoas, e apresenta as suas petições; responde pessoalmente por todas as ofensas contra eles; e como Advogado deles, roga a sua causa; e pede pelas bênçãos que Deus quer dar para eles, as quais eles mesmos precisam; por tudo isso Cristo é qualificado abundantemente, sendo o único Deus sábio (Judas 1;25), o ancião de dias (Dan 7:22), o Pai do Seu povo; e como Mediador (I Tim 2:5,6), a Sabedoria de Deus (I Cor 1:30), em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência (Col 2:3), e em Quem o Espírito da sabedoria e entendimento, e de conselho e poder repousa (Isa 11:2). (Gill, Online Bible, Isa 9:6).
Por Cristo ser "o Conselheiro" o Salmista declara, "... àqueles que buscam ao SENHOR, bem nenhum faltará." (Sal 34:10). Você tem achado o conselho deste SENHOR?
Por Calvin Gardner

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...