Os Nomes de Cristo na Bíblia - Autor e Consumidor da Fé


Cristo na Bíblia
Podemos aprender muito sobre os atributos e a obra de uma personagem bíblica observando os nomes que este recebe na Bíblia. Jesus é o tema central da Bíblia dai a Sua pessoa e obra ocuparem grande parte dela. A maneira como a Palavra de Deus refere-se a Jesus têm muito a ver com o nosso estudo sobre a Sua pessoa e obra. Deus tem exaltado a Jesus “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef. 1:21). Queremos aproveitar pelas referências bíblicas essas qualidades sublimes para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4).
Autor e Consumador da Fé
"E, sendo consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem" Hebreus 5:9, "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé..." Hebreus 12:2
O crente têm tudo para dar graças a Deus por Jesus Cristo. O começo e o fim da sua salvação está em Cristo Jesus. A fé não é natural do próprio homem. Se alguém espera o fim da fé e a salvação da sua alma (I Ped 1:9), deve dar toda a glória a Deus por Jesus Cristo. Cristo é a causa da salvação (Heb 5:9).
É fato que a fé salvadora não vêm do homem, pois, na carne "não habita bem algum" (Rom 7:18). O que controla as ações do homem é o seu coração (Mat. 15:18,19) e o coração do homem é enganoso "mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jer 17:9). Por isso "não há ninguém que entenda" (Rom 3:11). Se é necessário entender as coisas de Deus para ter a fé para salvação, os pecadores em si, não têm esperança pois eles estão "entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração" (Efés 4:18). Por isso "não há ninguém que busque a Deus" (Rom 3:11). Se dependesse do próprio homem chegar a Deus pelo seu próprio poder, ele nunca chegaria pois os seus pensamentos não são os de Deus (Isa 55:8) e ele é fraco devido o pecado (Rom 5:6), não podendo agradar Deus em nada (Rom 8:8). Se o homem fosse só ignorante e fraco talvez o caso fosse outro, mas o homem natural é rebelde e inimigo de Deus. Deus teria a glória e o domínio de tudo mas o homem não deseja ter conhecimento dos Seus caminhos. Ele grita, "Quem é o Todo-Poderoso, para que nós o sirvamos?" (Jó 21:14,15) e "Quem é senhor sobre nós?" (Sal 12:4). Sim, devido o pecado, o homem têm se desviado pelo seu próprio caminho (Isa 53:6). Se um destes for salvo, pode dar graças a Deus por Quem o causou ter tal confiança: Jesus Cristo.
Devemos frisar que há tipos diferentes de fé e estabelecer o fato que Jesus Cristo é o autor e consumador de só um tipo de fé, aquela que salva. Existe fé histórica. Essa fé acredita nos fatos históricos de um assunto. É a crença na existência de Deus e que Jesus é o Filho de Deus. Até os demônios têm esta fé (Tiago 2:19) assim como têm muitos religiosos (Mat. 5:20). Existe fé intelectual. Essa fé não só reconhece os fatos sobre Deus como concorda que são verdadeiros. Há muitos que querem inferir que só precisam "confessar que Jesus é o Filho de Deus" para que Deus esteja nele, e Ele em Deus (I João 4:15; 5:1) sem saber que a confissão verdadeira não vêm do intelecto mas sim do coração (Rom 10:9). Essa fé intelectual pode ser movida pelas emoções como aconteceu com Simão, o mágico (Atos 8:9-24) e com os que comeram do pão que Jesus multiplicou (João 6:26,27). Existe a fé do coração que é a fé salvadora. Essa fé é aquela que Cristo causa (Heb 5:9) por dar um novo coração (Eze 36:26). Ele faz com que a terra seja boa, ouça e entenda a semente incorruptível que é a Palavra (Mat. 13:23; I Ped 1:23). O eunuco tinha essa fé e por isso confessou como nós vemos em Atos 8:37. O autor dessa fé é Jesus Cristo (Heb 12:2) (Pink).
A fé salvadora é divina. É fruto do Espírito Santo (Gal 5:22), é dom de Deus (Efés 2:8,9). Devemos crer somente segundo a operação da força do Seu poder (Efés 1:17-20; João 6:64,65; 15:5). Crer nAquele que Deus enviou é obra de Deus (João 6:29) e nunca do homem. Se algum pecador pode dizer que já conhece a Jesus Cristo como Senhor e declarar que Jesus é o Filho de Deus, saiba este que ele não nasceu assim pelo sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12,13). Graças a Deus por Jesus Cristo, pois Ele é o autor da fé salvadora!
A quem é dada essa fé salvadora? Se essa fé fosse dada a todos os pecadores, todos seriam salvos pois a operação de Deus não leva apenas ao querer mas também ao efetuar (Fil. 2:13). Isso quer dizer que a obra de Deus é efetuada naqueles que recebem tal fé. Todos os pecadores são chamados ao arrependimento (Atos 17:30) mas nem todos podem se arrepender. Só podem vir aqueles que o Pai concede que venham (João 6:65). Só podem vir a Cristo quem o Pai traz (João 6:44). Todos são responsáveis, mas há poucos que podem (Mat. 22:14). Os que recebem tal fé sempre chegam a crer no Evangelho, e estes que vêm, de maneira nenhuma serão lançados fora (João 6:37). Você já conhece essa fé? Cristo é o seu autor.
Se esta doutrina parece ruim, lembre-se que é pela misericórdia que Deus opera e não pela justiça. Se fosse pela justiça, ninguém seria salvo, pois todos são pecadores. Mas Deus, na Sua soberania, se compadece de quem Ele se compadece e têm misericórdia de quem Ele quer ter misericórdia (Rom 9:15) e quem compreende a mente do Senhor (Rom 11:33-36)? Deus, na ação do julgamento, não faz acepção de pessoas (Rom 2:11; Col 3:25; I Ped 1:17), mas ao beneficiar com misericórdia, Ele escolhe a quem Ele quer (João 15:16; Rom 9:11-16). O homem que não recebe tal fé salvadora não está reclamando; ele está satisfeito com o seu pecado (Rom 3:11-18). O homem que recebe tal fé regozija na graça de Deus e dá a Ele toda a glória (Efés 2:4-10). Se há um pecador que deseja crer no Senhor, creia já, procure até que o Senhor ajude a sua incredulidade (Mar 9:24). Depois entenda melhor que essa fé veio a ser causada por Jesus Cristo e Ele receberá toda a glória.
Como é dada essa fé? Deus opera de uma maneira soberana, sem forçar o homem, mas dando a ele uma nova disposição para querer as coisas de Deus (Sal 110:3; Isa 26:12; II Cor 3:3-5; Fil. 2:13). Num coração já regenerado por Deus (Tito 3:5), a Palavra é levada e pregada. Pela operação da Palavra de Deus, a fé é dada ao novo coração para que ele creia na mensagem (Rom 10:13; II Tess 2:13). Então é manifestado o novo coração. Ele se arrepende do pecado e crê no Salvador, tendo assim a conversão. Assim a salvação é recebida e a vida espiritual se manifesta num andar que agrada a Deus (II Cor 5:17).
A beleza de Cristo ser o autor da fé está no fato de Ele também ser o seu consumador (Heb 12:2). Aquele que começa a boa obra em nós a aperfeiçoa até o dia perfeito (Fil. 1:6). Cristo, o único Deus sábio, nosso Salvador, é poderoso para nos guardar do tropeço e apresentarnos irrepreensíveis com alegria, perante a sua glória. A Ele seja a glória e a majestade, o domínio e o poder, agora, e para todo o sempre (Judas 24,25). A nossa fé é provada muitas vezes, mas isso para o nosso bem (Tiago 1:3; Rom 8:28). Para a glória de Deus (Rom 8:29, "conforme a sua imagem"; I Ped 1:6-9; 2:12). A provação da fé nunca impedirá o crente de chegar ao seu fim, que é a salvação da alma (I Ped 1:9). Cristo é o consumador da nossa fé, e, pela força do Seu poder, somos guardados, na virtude de Deus para a salvação (I Ped 1:5; Mat. 28:18). A salvação que Jesus Cristo causa é eterna (Heb 5:9; 9:12) e será revelada no último dia. Você têm essa salvação causada e consumada por Jesus?
Só pode esperar o fim da fé aquele que têm a Jesus como o seu autor, a causa, e o seu consumador. Não aceite qualquer imitação emocional, intelectual ou histórica. Examine se você está na fé ou não. É de grande valor ter essa fé da qual Jesus é o autor e consumador.
Por Calvin Gardner

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...