Alguns hábitos dos japoneses que deveríamos adotar!

1º Tomar chá verde em proporções industriais

Hoje em dia os benefícios do chá verde já são bem conhecidos. Ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, controla a pressão arterial, etc. E os japoneses tomam chá verde que nem água. Quando cheguei aqui não gostava muito, pois tem um gosto meio amargo, mas trabalhei em um lugar que não tinha água para beber e sim chá verde. Com isso tive que tomar na “marra” todos os dias. Acabei acostumando e hoje em dia, apesar de não trabalhar mais naquele lugar eu continuo tomando e praticamente substitui toda água que tomo por chá verde.

2º Dizer obrigado mais de uma vez

 

Quando alguém nos faz um favor,  normalmente agradecemos a pessoa quando ela termina o favor e pronto, a coisa morre aí. No Japão não é bem assim.
Se você fizer um favor para um japonês, ele logicamente vai lhe agradecer quando você terminar. Entretanto se você encontrá-lo daqui a 2 meses por exemplo, provavelmente ele vai se lembrar do favor e vai falar para você “obrigado por ter feito aquele favor aquele dia” .  Acho esse gesto de extrema educação que demonstra a sua verdadeira gratidão para com a outra pessoa. Muitas vezes nós fazemos um favor para uma pessoa e ela nem ao menos agradece, e ainda existem outras que são tão folgadas que ainda pensam “não fez mais que a obrigação”. Com esse hábito simples,  você estará demonstrando que não é ingrato e que não falou obrigado da boca para fora só porque a pessoa tinha acabado de lhe fazer o favor. Em outras palavras você estará dizendo “Ainda me lembro do que você fez por mim e lhe sou grato por isto”.

3º O suvenir

Quando soube que no Japão as pessoas trazem um presente para as pessoas próximas sempre que viajam eu pensei: “Não vou fazer isso, imagina se eu comprar presente para todo mundo que conheço sempre que vou viajar, assim vou falir!”. Só que depois de algum tempo, percebi o verdadeiro significado deste gesto. Para começar, este suvenir em japonês se diz  お見上げ「omiage」e não precisa ser nada muito caro, na verdade geralmente é algo simples e de comer como biscoitos, balas, chocolate , etc. Este gesto ajuda a manter o bom relacionamento entre as pessoas e ajuda a fortalecer a amizade. Pense, se uma pessoa está viajando, se divertindo e ainda assim ela lhe traz algo, o que isso significa? Significa que pensou em você, significa que ela pensa nos amigos. Certamente você ficará feliz pois vai se sentir importante para aquela pessoa e além do mais, irá gostar de comer algo diferente de um lugar que de repente você nunca foi na vida. Afinal não é todo dia que se viaja e seus amigos valem mais que umas balas ou chocolate (eu espero que valham)!

 

4º O hall de entrada

No Japão você não entra em sua casa e muito menos na casa dos outros com o mesmo sapato que andou na rua. Logo que entra em uma casa existe um local chamado genkan (hall de entrada) onde você deve deixar os seus sapatos e normalmente há uma espécie de chinelo chamado surippa para você colocar e entrar na casa. Outro hábito que no começo eu achava frescura, porém se você pensar bem faz todo sentido. Nós vamos para rua pisamos sabe se lá em que e depois com o mesmo sapato pisamos pela casa toda. Depois muitas vezes andamos descalços pela casa e até mesmo sentamos no chão. Não parece muito higiênico não é mesmo? E não é mesmo! E se tiver criança em casa  é ainda pior, pois elas adoram deitar no chão. Mas para ser sincero o que me fez defender tanto esse hábito não foi nem o fator higiene e sim, o fato da casa ficar limpa por muito mais tempo. Experimente fazer isso em casa. Não entre e não deixe ninguém entrar com os mesmos sapatos da rua. Você vai ver como sua casa vai demorar para sujar.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...