Manifesto: Culto de Doutrina




Essencial ao discipulado é o ensino. Sem a transmissão de conhecimento sobre quem é Jesus e quais são as suas ordens(Mat.28.20), como esperar obediência? Filhos abandonados pelos pais, ou filhos que abandonam a instrução e os conselhos de seus pais e acham que a vida pode ser levada sem responsabilidade, pensando que ela(a vida) é uma eterna “aventura”, não prestarão bons serviços à sociedade.

Nem prometem muito aqueles membros de igreja que regularmente evitam as fontes de instrução: a leitura e o estudo da Palavra de Deus, a Escola Bíblica, os cultos onde a instrução bíblica recebe prioridade, a leitura de livros de qualidade, escritos por homens de Deus desejosos de comunicar sistematicamente a Palavra. Jesus Cristo gastou horas incontáveis no ensino, instruindo seus discípulos. Nessa escola onde o Mestre era o próprio Jesus Cristo, eles precisavam aprender algumas lições, dentre elas estão:

1. Os discípulos precisavam aprender e interiorizar tudo que o Senhor era e as verdades que Ele ensinava para o próprio desenvolvimento dos discípulos.

2. Também como futuros mestres, necessitavam aprender para poder ensinar. Após a ascensão de Jesus Cristo eles se tornariam seus substitutos na liderança visível da Igreja. Como eles foram instruídos, passariam a instruir. Precisamos voltar a dar valor ao Culto de Doutrina. Doutrina é o ensino ou instrução das verdades fundamentais da Biblia apresentadas de uma forma sistemática.

Mas, porque devemos participar de forma consistente do Culto de Doutrina?

1. O conhecimento doutrinário é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão. As crenças firmes produzem caráter firme; crenças bem definidas produzem convicções bem definidas.

2. O conhecimento é um baluarte contra o erro (Mat.22.29; Gal.16-9; 2Tim.4.2-4).

3. O conhecimento doutrinário é parte necessária do preparo mental de quem deseja e ensina a Palavra de Deus(Tg.1.5).

Diante do exposto, oremos para que o Espírito Santo ilumine as nossas mentes; que elas sejam despertadas e, que entendamos e atendemos o nosso chamadoCamaragibe.

“A Graça Salvadora do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e o amor de Deus, nosso Eterno Pai, e a comunhão do Espírito Santo sejam sobre vós”(2.Co.13.13).

Autor: Pastor Luis Carlos
Igreja Batista Missionária em Aldeia - Camaragibe

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...