Satanás: seu Passado, Presente e Futuro




Amigos e leitores quem nunca ouviu falar na expressão "Batalha Espiritual" ? Essa expressão, atualmente, tem arrastado inúmeras pessoas à uma falsa concepção da realidade acerca do mundo espiritual, além de trazer a inversão de alguns papéis. O nome em si já sugere do que se trata: é um movimento cuja ênfase maior é na luta da Igreja de Cristo contra Satanás

Hoje iremos abordar um assunto extremamente polêmico: "Satanás: Seu passado, presente e futuro." O objetivo desse estudo é evidenciar que nosso inimigo já está vencido por Cristo Jesus, no entanto seu trabalho é dificultar a Sua obra e levar consigo, o máximo de pessoas para o lago de fogo. A Palavra de Deus nos alerta: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. " ( I Pedro 5.8)

A origem de Satanás - Ninguém sabe com certeza quando fora criado, mas de uma coisa podemos ter certeza: ele é um ser criado por Deus. Ele pode pensar que é deus, mas somente Deus pode criar. Alguns estudiosos acreditam que ele foi criado antes da terra em eras passadas, contudo outros acreditam que ele fora criado durante os dias da criação do mundo.

Evidentemente Satanás era a mais bela das criaturas do céu. Foi colocado no jardim de Deus e sua atribuição era o "querubim da guarda ungido". Muitos acreditam que ele comandava os anjos ante o trono de Deus e outros ainda que ele recebera domínio sobre toda terra. Ele tinha livre arbítrio, beleza e sabedoria, mas de alguma forma o mal surgiu em seu coração (Ezeq. 28.14 em diante). Em vez de adorar a Deus, ele almejou ser adorado como Deus e isso o levou à queda: "Como caíste, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação, me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo" (Is 14.12-14)

Desse tempo em diante, tem perdurado o conflito das eras entre Deus e Satanás, pelas almas dos homens. Embora não saibamos exatamente porque Deus permitiu esse conflito, sabemos como ele irá terminar. Cristo virá novamente para estabelecer Seu reino e Satanás será peso no profundo abismo, por mil anos e depois derrotado para sempre (Apoc 19 e 20).

A obra de Satanás no presente - O desejo de Satanás é fazer que as pessoas sigam a ele e não a Deus. Assim como ele levou uma terça parte dos anjos dos céus a segui-lo em rebelião, ele tem levado bilhões de pessoas na terra a fazerem o mesmo. Foi assim no Jardim do Éden quando leva o homem a cair comendo o fruto da árvore proibida e introduzindo o pecado no mundo; Foi assim nos dias de Adão até o Dilúvio quando tentou corromper a linhagem pura dos filhos de Deus; Foi assim na Torre de Babel quando inspirou o homem a estabelecer uma religião idólatra universal e impedir a humanidade de adorar a Deus; Foi assim com a tentativa de eliminar a raça hebraica, quando reconheceu que o Messias viria por meio dessa raça, decidiu destruir todos os judeus enquanto estavam confinados no Egito; Foi assim com a tentativa de matar o Messias, quando lançou um ataque contra o menino Jesus quando Herodes mandou matar todos os bebês em Belém. E é assim até os dias de hoje, onde tenta destruir a Igreja de Cristo, através da perseguição e falsos ensinamentos. Nenhuma organização religiosa tem sido tão atacada quanto a Igreja. Há uma estimativa de que 500 milhões de cristãos foram martirizados durante os últimos 2000 anos, entretanto a Igreja ainda é a maior instituição religiosa do mundo. Quanto aos falsos ensinamentos, Satanás tenta enganar os seres humanos para que não creiam em Deus e venham a agir à sua própria maneira. (tomem cuidado com esses novos ensinamentos e doutrinas, certamente não são de Deus, pois o tudo já fora revelado e ensinado).

O futuro de Satanás - Durante os sete anos da Tribulação, Satanás irá perseguir toda a humanidade não arrebatada impiedosamente por meio de muitos falsos mestres. Satanás conhece e compreende a profecia, portanto sabe que Cristo virá novamente, mas seu egoísmo extremo o leva pensar que pode impedir a vinda de Cristo. No final da Tribulação, Satanás reunirá os exércitos do mundo para batalhar contra Cristo - na que promete ser a maior batalha da história da humanidade. Depois da batalha, na qual será derrotado, Satanás será lançado no profundo abismo onde estará preso por mil anos, assim não poderá enganar as nações até se completarem os mil anos. No final do reino milenar, Satanás será solto pela última vez para enganar a humanidade e liderar uma última rebelião contra Deus, porém desta vez será lançado para dentro do lago de fogo e enxofre e para sempre estará derrotado.

Meu querido irmão se mantenha firme na Palavra de Deus e quando Satanás lançar setas em sua mente fazendo você olhar para o seu passado...Diga à ele o que o espera no futuro! Em Cristo somos vencedores

Por Elder Cunha

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...