Uma Escolha a Cada Momento



Muitas vezes eu pensei no que consiste dizer que Jesus é o Senhor da minha vida, ou então o que quer dizer se deixar ser guiado pelo Espírito Santo. Para quem não conhece a vida cristã isso pode parecer meio místico, como se você não tomasse mais conta do seu corpo e só ficasse observando seus movimentos guiados por Deus. Mas na verdade, mesmo depois de você declarar que Jesus é seu Senhor e receber o Espírito Santo, a promessa de Deus para todos os que crerem na salvação de Cristo, você continua sendo o responsável por suas atitudes.
O Espírito santo não toma conta do corpo de ninguém, mas habita-o a fim de ser um guia e conselheiro, que fala através de sua consciência e seus sentimentos, dando-o mais conhecimento das vontades de Deus para cada momento. Também faz parte de sua natureza nos encher com mais amor, bondade, paz e alegria (além de todos os outros frutos do Espírito em Gálatas 5:22) à medida que você baseia suas decisões no que você sabe e sente que vai agradar a Deus.

Por isso é que eu penso que viver a vida cristã em sua plenitude não consiste primeiramente em pensar em um estilo de vida, mas em começar a ver a vida em seus detalhes e em cada momento. Melhor, em cada decisão. Pois em muitas dessas decisões nos deparamos com vários lados que nos influenciam: os desejos egoístas (que chamamos de desejos da carne), a influência de outros, a sua consciência (falo aqui de nossa noção de certo e errado) e o desejo do Espírito Santo.

Muitos já ouviram a famosa frase “A vida é feita de momentos” ou “ A vida é feita de escolhas”. Pois bem, acredito que a vida guiada pelo Espírito Santo é aquela que decide seguir o conselho deste Espírito em cada momento de decisão em vez de seguir seu próprio caminho. O caráter cristão é visto pelo conjunto dessas escolhas. E se temos dificuldades de entender a orientação deste espírito (como muitas vezes acontece comigo) sei que é porque não tenho gasto tempo suficiente me dedicando ao conhecimento de sua palavra e principalmente me dedicado à oração.

Mas também existe um grande filtro para se entender a vontade do Espírito Santo. Este filtro está nos mandamentos, resumidos por Cristo, de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Sabemos que tudo o que foge deste conceito não vem de Deus. Por isso, diante de qualquer dúvida devo sempre pensar se minha escolha está pensando no melhor para as pessoas envolvidas e se está de acordo com o que sei que Deus quer e por isso o está O agradando. E o que Deus quer? “ Que todos se convertam do seu mau caminho(..) (Ezequiel 18:23 ) para desfrutar da união com Ele, a fim de nos dar “ O que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós.” (1 Coríntios 2:9 ) “Infinitamente maior do que qualquer um pudesse imaginar” .

É claro que viver uma vida que agrade a Deus também se exige planejamento. Isso também é uma escolha. É preciso separar um tempo para planejar como se aproximar mais da vontade de Deus e de como poder ter uma vida cujo amor faça outras pessoas reconhecerem que sua fé faz algo de especial e transformador em você. E para isso é preciso separar um tempo para estudar, para orar e para se envolver em algum tipo de ajuda aos outros. O caráter Cristão não vem do nada, mas sim de muita dedicação, perseverança e muitas vezes auto-negação, a fim de colocar a vontade de Deus (e as vezes as dos outros) na frente da sua. Mas tenha certeza que vale a pena.


Autor: Tiago Roffé
Fonte: Meu Pensamento Cristão

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...