Terminemos no Espírito

 
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?Gálatas 3:3-5
Taí um versículo que me põe medo!Paulo exortou a Igreja de Gálatas com ele,porque receberam a pregação da graça libertadora do Senhor Jesus Cristo,através da Cruz,mas já estavam perdendo a essência da conversão.
Humanamente analisando,penso que deve ter sido difícil para eles,naquela época entender que não precisavam mais matar cordeiros,pombas ou qualquer outro tipo de animal,e levar ao sacerdote pelos seus pecados,para que o sangue fosse aspergido no altar,que não deviam mais apedrejar mulheres adúlteras em praças públicas,que não deveriam mais tratar a olho por olho e dente por dente,que a circuncisão-tão dolorida-já não era necessária..entre outras coisas. Bastava confessar os pecados ao Senhor Jesus,e clamar pela purificação do seu precioso sangue,o Cordeiro Perfeito de Deus,que se deu em sacrifício por nós.
Digo que deve ter sido difícil,porque uma das coisas que me marcou na leitura do livro Filho do Fogo,é que o adversário de nossas almas aproveita as tradições religiosas para afastar definitivamente nações inteiras de Deus.É muito difícil romper com as tradições,elas passam de geração em geração.Por causa delas,a maioria dos africanos ,indianos,angolanos ,orientais, brasileiros e etc estão  servindo a falsos deuses,crendo em seus milagres,amaldiçoando suas vidas,suas famílias  e seu país.
Mesmo dentro de casa,é difícil decretar entre os membros da família uma mudança de hábitos praticados por longo tempo do dia para a noite,mas Jesus quando chega e bate á porta de nossos  corações vem com uma força tamanha,que mesmo contrariando as pessoas que mais amamos,e sofrendo com isto,não resistimos a seu convite,e então Ele  muda tudo.
   Apesar de ter provado esta visitação maravilhosa através da pregação dos  apóstolos,aos poucos a Igreja de Gálatas   queria voltar a ser justificada pelas obras,e Paulo lhes garantiu que pela lei seria impossível que alguém se salvasse,porque a lei era rígida e o homem que a seguisse,se tropeçasse no menor dos mandamentos,seria culpado de todos.
   Trazendo para nossos dias,vejo como é sutil a forma como a religiosidade tece suas redes:
Entramos nos templos despedaçados,esgotados de lutar sozinhos contra nossos pecados,nossas culpas,nossos medos,nossas frustrações e demais problemas;tudo o que precisamos  é aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador,Deus Único e Suficiente ,confessar que Ele é o Filho de Deus que veio a este mundo dar a própria vida em favor dos nossos pecados para nos reconciliar com o Pai e nos fazer seus irmãos e co-herdeiros.Não é necessário que mudemos tudo antes,Ele nos aceita do jeitinho que estamos e nos promete transformar depois,num processo que pode até ser longo,mas totalmente libertador e  satisfatório,uma boa obra da qual Ele não desistirá até que esteja completa.
   O problema é que ao nos acostumarmos com o ambiente da Igreja,ao conhecermos um pouquinho da Palavra de Deus,ao aprendermos que somos capazes de orar e que temos livre acesso...caímos outra vez nas tradições,outra vez na religiosidade,e se não houver vigilância passaremos aos poucos a justificar a  nós mesmos por nossas obras,por nossa ''santidade'',por nossa justiça,por nosso culto-que imperfeito-mas achamos tão maravilhoso.
   Acredito-por experiência própria-que muitas vezes,Deus permite um pecado ou outro nos surpreender ,justo no momento em que nos sentíamos mais especiais,para ''baixar nossa bola''...para nos fazer lembrar que louvoristas ou não,missionários ou não,obreiros,diáconos,intercessores,professores,teólogos,pastores..ou seja lá o que for,não somos super-crentes,e nem podemos nos salvar a nós mesmos.Com a cabeça baixa então,voltamos a olhar para a Cruz,para o Cristo que nos  escolheu,comprou e salvou sem merecimento nosso,e que hoje é Sumo Sacerdote que tem autoridade plena de interceder por nós diante do Pai,e que além de tudo nos compreende nas fraquezas..porque foi homem como nós,e sabe de nossas batalhas..
   Meu poste hoje pode parecer complexo,mas a mensagem em seu resumo é muito simples:Tudo o que temos,somos e recebemos em Deus,não é por nosso mérito...sempre falhamos,sempre caímos,e se  Deus nos amasse só pelo que fazemos de bom,também nos odiaria ao ver o quanto tantas vezes somos maus.A salvação e as bênçãos vem pela graça,é de graça,não podemos pagar...sejamos apenas gratos,humildes e sinceros então,para não começar a caminhar com o Senhor pelo Espírito,e acabar  nossos dias como religiosos  carnais,sepulcros caiados,corações endurecidos e vazios.
  Abraço e paz!
oração de hoje:
Senhor,viemos nos humilhar,reconhecer que não há mérito algum em nós em nada que fazemos,todo dom vem do alto,toda força vem de Ti,se há alguma coisa na qual possamos nos gloriar...nos gloriaremos em Ti,por pertencer a Ti e sermos misericordiosamente usados por Ti e aperfeiçoados em Ti.
  A ti  TODA a honra,a glória e o louvor ,obrigado pela graça,pelas misericórdias que se renovam sobre  nós  cada manhã de forma que não venhas a nos consumir por causa do pecado.Não nos deixe começar a ter servir pelo Espírito e  terminar pela carne,livra-nos das cadeias da religiosidade,em nome do Cordeiro Santo Jesus,Alfa e Ômega.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...